« VOLTAR

MOSTRA | SOTTSASS EM FOCO

Nos início dos anos 1980, o Grupo Memphis surgiu como uma reação ao movimento moderno, com objetos de design provocativo e cores fortes. Liderado por Ettore Sottsass, essa fase do design foi bastante celebrada e com grande repercussão no Brasil. O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura o painel expositivo Sottsass Em Foco, com fotos e peças de Sottsass que revelam uma importante faceta da obra do designer. A abertura acontece dia 18 de abril, terça-feira, no horário de funcionamento do Museu: das 10h às 18h.

Humor, energia e vitalidade foram a marca do grupo Memphis, que criou um novo vocabulário que representou, através do design, o pensamento pós-moderno, reunindo designers preocupados em produzir objetos e mobiliário que servissem ao debate sobre o design contemporâneo.

O movimento se utilizou de materiais prosaicos como o laminado plástico, cores fortes e estampas inovadoras, num embate à tensão forma-função preconizada pelo design moderno.

O painel expositivo dialoga com a exposição do MCB Sottsass Olivetti Synthesis, aberta dia 28 de março, que mostra a linha de móveis de escritório que Sottsass desenhou para a Olivetti no início dos anos 1970, ou seja, cerca de dez anos antes do início do grupo Memphis.

As fotografias da mostra Sottsass Em Foco foram produzidas por Ruy Teixeira e expostas em 2005 no Spazio Allegri em Milão, quando o designer Ettore Sottsass ainda era vivo. Os objetos expostos pertencem à coleção do fotógrafo: mesa lateral Gopuram, de 1988, feita para a coleção Bharata; estante Adesso Peró, de 1992, da coleção Ruínas; e o totem de cerâmica dos anos 1960.

Visitação: de 18 de abril a 14 de maio

Realização: MCB
Apoio: Cinex