« VOLTAR

Coleção MCB

A exposição Coleção Museu da Casa Brasileira apresenta o acervo institucional a partir de uma seleção de móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje. Compõem a mostra mobiliário de guarda, descanso, repouso, objetos e utensílios em diversos suportes (madeira, couro, tecido e metal, entre outros).

O acervo é agrupado por função, como dormir, guardar, ouvir, rezar, sentar e servir com a intenção de lançar um olhar sobre os conjuntos unidos por traços comuns. Sem a pretensão de estabelecer uma abordagem linear, os agrupamentos dão uma visão horizontal da coleção, permitindo refletir sobre as singularidades e semelhanças entre as peças que compõem o ambiente doméstico no Brasil.

A exposição permite ao visitante observar conjuntamente peças que denotam diversas influências, desde o banco Trumai, de origem indígena, até os móveis de estilo europeu. Ícones do design nacional também estão presentes, entre eles a poltrona Mole (1957), de Sergio Rodrigues; a cadeira Paulistano (1957), de Paulo Mendes da Rocha, vencedora do 1º Prêmio Design; e a cadeira Girafa (1987), de Lina Bo Bardi, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki.