« VOLTAR

Programação Virada Cultural 2016 no MCB

Criada para refletir o intenso ritmo de uma cidade que “nunca para”, a Virada Cultural é um evento promovido pela Prefeitura de São Paulo que oferece atrações culturais para pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais, gostos e tribos. Desde a sua primeira edição, em 2005, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, participa do evento e, para 2016, funcionará em horário estendido e realizará uma série de atrações especiais para toda a família. Durante os dois dias, o destaque vai para o Lo Fi Jazz, apresentando uma programação que contempla diversos estilos musicais e o jazz de diversas partes do mundo. O público também poderá visitar as exposições de longa duração e a “Mostra do Concurso do Cartaz”, que pela primeira vez exibe os 453 trabalhos apresentados para a edição2016. Nela, o público poderá eleger seu cartaz favorito em votação popular e o mais votado será exposto ao lado dos selecionados pela comissão julgadora na Mostra do 30º Prêmio Design. No domingo, às 15h, o Educativo MCB promove a atividade “Conversa no Quintal”, reunindo um grupo para rodas de conversa a partir de temas sugeridos, por seus educadores ou pelo público presente, provocando reflexões sobre os novos modos de morar e o uso contemporâneo do espaço urbano.

Devido ao limite da capacidade do espaço, a entrada está sujeita a lotação. No sábado, o horário limite para entrada será às 21h, e no domingo, às 19h. O MCB dispõe de um estacionamento com vallet, mas devido ao grande movimento esperado, as vagas podem se esgotar rapidamente. É aconselhável utilizar outras formas de acesso, como taxi, bicicleta, ônibus ou metrô (a 2 km da estação Faria Lima). O museu está localizado na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705.

Confira a programação detalhada da Virada Cultural 2016 no MCB:

PROGRAMAÇÃO MUSEU DA CASA BRASILEIRAVIRADA CULTURAL 2016 

(entrada sujeita a lotação do espaço)

21 e 22 de maio – entrada gratuita

As exposições em cartaz no período são: “Mostra do Concurso do Cartaz”, “Coleção MCB” e “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado”. No dia 22, às 15h, o Educativo MCB promove a atividade Conversa no Quintal, reunindo um grupo para rodas de conversa a partir de temas sugeridos, por seus educadores ou pelo público presente, provocando reflexões sobre novos modos de morar e uso contemporâneo do espaço urbano.

Sábado, 21 de maio
(entrada permitida até as 21h – sujeita a lotação do espaço)

11h – Cabaret Três Vinténs – Musica + Circo + Teatro para a família
Formado em 2011 na USP, o grupo se inspira nos espetáculos de variedades que marcaram a década de 1930 em todo o mundo, unindo Swing Jazz, música brasileira, circo e dança.

12h20 – DJ Fabio Pie
Jazz, nu jazz, avant garde, boogaloo, soul, afro e latin beats.

13h – Jaiz In 4 
A banda possui sonoridade singular baseada em arranjos criativos. Melodias populares se misturam com as eruditas: Pixinguinha com Kolleutter, Bach e Schoemberg com Tom Jobim. Formada por Roney Stella (trombone), Carlos Roberto de Oliveira (piano), Evaldo Guedes (contrabaixo) e Celso de Almeida (bateria).

15h – Grand Bazaar
Instigados pela música de diversas regiões do leste europeu e balkans, o Grand Bazaar faz um passeio festivo e dançante por estilos como klezmer, tarantella, fanfarra, jazz manouche e música cigana. Tendo como característica apresentações cheias de energia, humor e alegria contagiante, o Grand Bazaar convida todos a uma grande celebração coletiva, misturando culturas, temperos e sotaques: a música árabe e a judaica, o folclore e o jazz-rock.

16h10 – GustavoMM – Jazz Ahead RJ 
Jazz ahead, RJ soul, jazz funk & jazzy beats.

17h – Kubata 
Uma fusão muito rica entre diversos estilos que vão do afrobeat ao rock, passando pela fuzz e um groove caribenho. Kubata (que na língua angolana Kimbundu significa casa) é uma banda instrumental formada em Santo André no final de 2012.

18h20 – DJ Dubstrong 
Rock steady, soul, jazz, jazz funk e dub.

19h20 – Cuca Teixeira Jam Reunion 
O Jam Reunion é a junção de músicos que têm como inspiração a improvisação, fazendo com que a música aconteça na hora e seja moldada em tempo real. A afinidade musical entre os integrantes confere liberdade ao som, produzido com uma linguagem moderna, passeando pelo Jazz, Funk e Black Music de forma mais abrangente. Formado por músicos conhecidos na noite paulistana e também no cenário nacional, esse projeto, liderado por Cuca Teixeira, apresenta repertório jazzístico no teor mais livre da palavra, com composições de grandes nomes como Miles Davis, Herbie Hancock, Horace  Silver, Wayne Shorter, entre outros.

21h – Lavoura 
Grupo de músicos, produtores e artistas de tecnologia, o Lavoura desenvolve uma arte eletrônica com características brasileiras e latinas. Sonoramente, trafega pelos hibridismos entre o future-jazz e a música brasileira, afro-latina e oriental. 


Domingo, 22 de maio
(entrada permitida até as 19h – sujeita a lotação do espaço)

11h – Música no MCB | Ricardo Baldacci Trio 
O cantor e guitarrista apresenta “Brothers in Swing”, o seu mais recente trabalho em tributo à família Pizzareli. Sob as influências de Nat King Cole, Frank Sinatra e John Pizzarelli, seu repertório traz clássicos do jazz e lidera o “drumless trio”, acompanhado de piano e contra-baixo.

12h30 – DJ Rafael Moraes
Jazz, Future Funk, Broken Beats, Afro, House.

13h30 – Mental Abstrato
Jazzy, Nu Jazz, Hip Hop e Bossa nova são os estilos que compõem o trabalho dessa banda. Com formação flutuante, muitas vezes se apresenta como trio, quinteto, sexteto ou septeto. Versátil e extremamente groove, é uma mistura de jazz, bossa nova e hip hop.

14h40 – DJ Paulão Patuá -Discos
Groove Brazuca.

15h10 – Guizado Duo Participação Rodrigo Brandão
O duo, formado por Guizado (trompete, programações eletrônicas e percussão) e Thiago Babalú (bateria, samplers e percussão), exploram juntos as diversas possibilidades desse tipo de formação. Com o auxilio de seqüenciadores, samplers e MPC, pedais de efeito e loops, o Guizado Duo vai além das fronteiras impostas por essa formação mais minimalista. Todas as possibilidades podem ser exploradas, desde uma densa sobreposição de camadas sonoras, com forte poder percussivo, até momentos mais delicados e sutis.

16h20 – DJ Thiago Guiselini  (Soulset)
Jazz, Soul, Afro e House.

17h20 – TRZ Trio 
Fernando “TRZ” Falcoski, tecladista, produtor musical e sound designer, tem formação em piano popular e design gráfico pela Unesp Bauru (SP). Começou a atuar na música independente em Bauru, no final da década de 90, fase que integrou a banda Mercado de Peixe e fundou o selo Samacô, coletivo/estúdio formado pelos integrantes da banda, onde TRZ assinava as produções musicais e culturais. Em 2004 mudou-se para São Paulo, fase que acompanhou artistas renomados e integrou diversas bandas da cena independente, como Cérebro Eletrônico, Pipo Pegoraro, Lucas Santtana, Aláfia, Kika, Maria Alcina, Porcas Borboletas, Flavião e o Retrofuturismo, Tika, além de sua banda instrumental Lavoura (lavoura.art.br). Atualmente TRZ se estabeleceu em São Carlos, fundou seu novo grupo, o TRZ TRIO, e abriu seu próprio estúdio, o Timbrão, onde vem gravando e lançando novas produções musicais/audiovisuais e novos artistas.

19h – Solana AllStars
O som da Solana AllStars é marcado pelo jazz groove, boogaloos, latinidades e balanços do selo Blue Note Records de 1965 a 1970. Em temas de Horace Silver, Lou Donaldson, Lee Morgan, Willie Bobo, Dizie Gillespe, entre outros, o septeto formado pelo músico e produtor BiD na guitarra, Rubinho Antunes no trumpete, Fernando Bastos no sax tenor e flauta, Marcelo Maita nos teclados, Rocco Bid na bateria, Mau Biazzi no baixo acústico e Pedro Bandera na percussão dão a roupagem própria da banda.