« VOLTAR

Bazar da Cidade


O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil através da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, realiza a 9ª edição do Bazar da Cidade nos dias 17 e 18 de agosto, sexta e sábado, das 10h às 21h, com programação cultural especial e gratuita.

O evento, que ocupa pela primeira vez o jardim e o terraço do MCB, reunirá cerca de 100 expositores para celebrar a diversidade. Desde sua primeira edição, em 2015, Bel Pereira, curadora do Bazar, preocupa-se com a valorização dos contrastes entre os participantes, sejam de moda, joalheria, casa e decoração, arte e artesanato ou gastronomia​. ​

“Acreditamos muito na diversidade que abraça e respeita o diferente”, afirma Bel Pereira. “Encurtar distâncias e promover o encontro de culturas, ideias e fazeres é o propósito do nosso evento”, complementa a curadora.

“O Museu da Casa Brasileira realiza feiras como o Bazar da Cidade que buscam a diversificação, com o intuito de propiciar o contato direto entre o pequeno produtor ou artesão e o consumidor final, na tentativa de garantir a sustentabilidade desta cadeia produtiva”, acrescenta Miriam Lerner, diretora geral do museu.

Haverá também uma vasta programação cultural e de entretenimento, como oficinas gratuitas para adultos e crianças, apresentação de mímico e acrobatas e espaço kids. Um grupo de massoterapeutas atenderá durante os dois dias do Bazar da Cidade em uma tenda especial montada para sessões de massagem thai, com sessões de vinte minutos cobradas à parte.

Na área gastronômica, a diversidade estará presente em mais de vinte expositores participantes, que vão da comida mineira, italiana e portuguesa, até a cozinha de Taiwan.

Expositores:

Acessórios: Dafna Edery,​ Estúdio ​Cynthia Nigro, Hayô, Madá Faccio, Myriam Aguiar​​, Rosaly Rezende, Sacola Tropical,​ ​​​Suzana Izuno, Tina Bolsas,​ Vicky Mardegan. Vestuário, Joias e Bijouterias: Acolá, Adedo,​ ​Ateliê​ Alaine Colucci, Aline Vito,​​ ​Ana Maia e Rosa Piatti​, ​Ana Roma Atelier D’Art, Bluni, Clara Tchernobilsky, Claudia Mesquita​,​ Dani Terracini​,​ Paula Curiacos, Estampa​cessórios, Estúdio Monteferro, FA’s Collection, Fabiana Zerbinatto, Feira Moderna​,​ Edith Pittier, Gerson Aisthesis, Hulda Bretones, Hype ​P​icks, Inês Prado, Juliana Gevaerd, Klatsch, Krixina​,​ Leveza do Ser – Comfortwear​​, Lina Prades, Lucia Higuchi, Mitsuen, Moema Prado, Monika Krexa, Nat Joias, Paula Fabbri Joias, Roxanne Ducchini,​​ ​Schwe, ​Studio Dalzotto, Studio Lica Soares, Susu Bijoux, Tatiana ​​D​e Francisco, Thamy Tsutsui, Vivi Pelo Mundo, Zona de Conforto. Saúde e Bem-Estar:​​ ​Eterea Cosmética Natural,​​ ​Le Diable Sex Joy, Núcleo DesperThai​​/Conexão Tailândia. Casa, Arte e Decoração: Acaia​ (Artesãs da Linha Nove)​, Alê Feola​ Handmade​,​ ​Artezanza,​ ​​Ateliê Tauba​,​ ​Baka Studio, Barini Design, ​BeS​titchy,​ Botanik​os​​ ​Brasil,​ ​​Cobre Caramelo, Collab ​L​2, CR Lacerda, Elen Bruiz Floral Art & Design, Estúdio Aidacass, Estúdio Manitas,​​ ​Flor do Brumado, Ivone Rigobello,​ ​​Atelier ​Panaceia, Popoke, Renata Levi,​​​ ​Studio Garagem​,​ Florinda​&​Matildo, Sandra Rosa Lareiras, Table4Many​, Tati Cerâmicas​. ​Arte Indígena: Cerâmicas Wauja​​ da Aldeia Piyuga, Alto Xingu. Infantil: Andrea Milan Estamparia, Cheeky Boys. Gastronomia: Azeite extravirgem OLIQ, Cantinho de Minas, Empório Dona Mita, Grão Vizir, La Conserveria, Mestiço Chocolates, Pain Vert, Pimentas & Pitadas, ​​Vitamina da Terra. Praça Gastronômica: Aguzzo Cucina, Capucine Cu​i​sine, Cervejaria Los Compadres, Cheers, Delic​i​ss, Espada de Jorge, Farfalla Gelato, Mapu, Mineirices de Colher, Pão d​i​ Queijo da Mineira, Petiscleta, Pracinha de Portugal.

Programação Cultural:

 

MICO E DUPLA DE ACROBATAS
O Bazar da Cidade estará com artistas circenses animando o evento e interagindo com o público. Os artistas convidados são:
•    Kersons Formis, mímico e palhaço. Fará quatro apresentações de mímica por dia, cada uma com duração de quarenta minutos. Na sexta (17), das 14h às 21h, e no sábado (18), das 11h às 21h.
•    Joy Domingos e Jorge Ribeiro, acrobatas. Eles farão incríveis acrobacias nos dois dias do Bazar. Na sexta (17), às 11h, 13h, 15h e 17h​. No sábado (18), às 12h, 14h, 16h e 18h​.

OFICINAS GRATUITAS PARA ADULTOS​
​Ervas, Especiarias e Masalas: Pitadas afetivas de aromas e sabores
Por Marcelo Nastari, Grão Vizir Masalas & Especiarias
Encontro regado a aromas, sabores e atividades sensoriais. A partir do uso dos sentidos serão abordados:
•    Conceitos de ervas, especiarias e masalas
•    Noções gerais de uso culinário de cinco temperos (ervas, especiaria e masala)
•    Armazenamento e qualidade
​Inclui degustação e material de apoio (temperos e material impresso)
Dia: 17/08​
Horário: ​13h30 às 15h
Inscrição: no local, trinta minutos antes do início
​​Vagas limitadas: 15 pessoas​

​Pães chatos e especiarias: metendo a mão na massa
Por Marcelo Nastari, Grão Vizir Masalas & Especiarias
Inspirada nos milenares pães chatos (chapati, naam, pão folha, pão árabe, tortilla), na oficina serão preparadas rápidas receitas de pães com especiarias que podem servir como acompanhamento ou para serem degustados sozinhos.
A oficina terá:​
•    História e diferença entre os mais conhecidos pães chatos
•    Preparo de pães com especiarias​
​D​ia: 18/08
Horário: 13h30 às 15h​
Inscrição: ​no local, trinta minutos antes do início
Vagas limitadas: 15 pessoas.

Grafismos e Cubismos – Estamparia Manual com Carimbos
Por Ivone Rigobelo, arquiteta e designer de estamparia
O aluno aprende ludicamente a criar seus próprios carimbos. Ao final da oficina, cada aluno leva seu carimbo e tecido estampado por ele.
​​Dias: 17/08, sexta-feira; 18/07, sábado
Horário: 16h às 17h, nos dois dias
Inscrição: no local, trinta minutos antes do início
Vagas limitadas: 10 pessoas.

OFICINAS GRATUITAS PARA CRIANÇAS​
Fábrica de Máscaras​
Pelo grupo “O Que Cabe Aqui?”
Criação de máscaras inspiradas na poética do artista Saul Steinberg.
Dia: 17/08, sexta-feira
Horários: 11h30 às 12h30; e 15h30 às 16h30
Inscrição: no próprio local, trinta minutos antes do início
Vagas: 24 crianças simultâneas
Faixa etária: 5 a 12 anos

Estamparia
Pelo grupo “O Que Cabe Aqui?”
Impressão de estampas em tecidos a partir de diferentes matrizes.
Dia: 18/08, sábado
Horários: 11h30 às 12h30; e 15h30 às 16h30
Inscrição: no próprio local, trinta minutos antes do início
Vagas:​ 24 crianças simultâneas​
Faixa etária:​ 5 a 12 anos​

​Espaço Kids​
Com​​ monitores do grupo “O que cabe aqui?”
​​Dias: 17/08, sexta-feira; 18/07, sábado
Horários: 11h às 11h30; 12h30 às 15h30; 16h30 às 19h
Tempo máximo de permanência: 45 minutos
Vagas: 15 crianças simultaneamente​
Faixa etária: 5 a 12 anos

Sobre o Bazar da Cidade:​
Compacto, organizado e criativo, o Bazar da Cidade teve sua primeira edição em agosto de 2015, na Rua Texas, no Brooklin. Desde então, foram sete outras edições de sucesso no Espaço Obra de Arte, em Moema. Juntar coisas cheias de bossa e gente descolada em uma espécie de bazar teve início na década de 80, quando Bel Pereira promovia o In Loco 57, nos porões do lendário Bar Bartolo’s, no coração da Vila Madalena.

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SERVIÇO
Bazar da Cidade
Dias 17 e 18 de agosto
Sexta e sábado, das 10h às 21h
Entrada Gratuita

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705,
tel: (11) 3032-3727