« VOLTAR

ARRAIAL NO Museu


O Museu da Casa Brasileira, a Agência Multicase e a empresária Tatiana Monteiro de Barros realizam a 3ª edição do Arraial no Museu nos dias 13 e 14 de junho. Com entrada gratuita e sujeita à lotação do espaço, a festa junina terá comidas típicas de São João, brincadeiras tradicionais e apresentações musicais dos grupos Bicho de Pé e Raízes de Atibaia, além de Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano com o show “Forrobodó”, e do duo Toninho Ferragutti (acordeom) e Neymar Dias (viola) apresentando o CD “Festa na Roça”, indicado ao Grammy Latino 2014 na categoria música brasileira de raiz.  

A programação contempla atrações para toda a família, muitas delas gratuitas, como gincanas, oficinas culturais, dança de quadrilha, brincadeiras musicais no jardim e desafios para as crianças. Barracas de tomba-lata, boca do palhaço, arremesso de argolas e cadeia, entre outras, terão a renda obtida revertida para a Liga Solidária, apoiadora do evento. O cardápio da festa terá comidas típicas como canjica, maçã do amor, curau, doces, quentão, vinho quente e algodão-doce.

A entrada estará sujeita à lotação do espaço.

Exposições em cartaz
Durante o Arraial, será possível visitar as exposições em cartaz no MCB, como Cooperativas habitacionais no Uruguai – meio século de experiências, retratando 20 prédios residências construído pelas cooperativas habitacionais em Montevidéu nos últimos 50 anos, além das mostras de longa duração Coleção MCB, com móveis e utensílios representativos da casa brasileira do século 17 ao 21, e A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado, que retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século 19 e meados do século 20 a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.

Shows Arraial no Museu

13 de junho, sábado

16h - Toninho Ferragutti e Neymar Dias – “Festa na Roça”
Indicado ao Grammy Latino 2014 na categoria melhor álbum de música brasileira de raiz, o CD “Festa na Roça” é uma homenagem dos músicos Toninho Ferragutti (acordeom) e Neymar Dias (viola caipira) a cultura caipira. As músicas são executadas em duo, com arranjos que acrescentam dinâmicas e sonoridades diferenciadas, sem perder a força da simplicidade melódica, a temas como “Menino da Porteira” (Teddy Vieira/Luizinho), “Tristeza do Jeca” (Angelino de Oliveira), “Chico Mineiro” (Tonico/Francisco Ribeiro) e Olímpico (Toninho Ferragutti).

19h - Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano – “Forrobodó”
(participação especial: Badi Assad)
Em seu novo projeto, “Forrobodó”, o músico multi-instrumentista Carlinhos Antunes e o Quinteto Mundano fazem uma homenagem diferente a Luiz Gonzaga, utilizando piano, acordeom, clarinete, cuatro venezuelano, viola, violão, baixo acústico, clarone e clarinete, e misturando xaxado, forró e baião aos ritmos indianos. O repertório do show lembra também compositores como Chiquinha Gonzaga, Riachão, Jackson do Pandeiro, além de incluir composições próprias do grupo.

14 de junho, domingo

11h - Raízes de Atibaia
Sob a regência do maestro Rafael Cardoso, o grupo interpreta clássicos do cancioneiro caipira de raiz, assim como peças instrumentais escritas por autores de Atibaia. Em sua formação, reúne violas caipiras, violões, flauta transversal e sanfona, distribuídos em naipes de solo, vozes e harmonia.

17h30 - Bicho de Pé
O Bicho de Pé é um grupo que compõe e toca música regional brasileira, com ênfase nos ritmos dançantes do Norte e Nordeste, como xote, baião, samba, forró, xaxado, maracatu, carimbó e arrastapé. Em 16 anos de carreira, produziu 4 CDs, 2 DVDs, 1 documentário. Seu último DVD /CD é inteiramente dedicado a Luiz Gonzaga.