« VOLTAR

EDUCATIVO MCB | OFICINAS NA CALÇADA - NOVEMBRO


O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar. Por meio delas, os visitantes assumem o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece numa perspectiva contemporânea, relacionando a visita ao MCB com suas vidas.

A Casa Estampada
06 e 13 de novembro, terças-feiras, das 11h às 12h30
Oficina de serigrafia na calçada em frente ao MCB. A artista Mônica Schoenacker oferecerá ao público passante noções básicas de serigrafia. Serão estampadas imagens de peças do acervo do museu em panos de prato. O participante poderá levar seu trabalho para casa.

As Palavras e as Casas
07 e 21 de novembro, quartas-feiras, das 10h30 às 12h
A educadora Beth Ziani oferece ao público um momento de escuta de textos referentes à casa aos passantes de leitura de poesias que faz referência à casa. No final o participante leva o texto que acabou de ouvir.

Casa Bordada
14 e 28 de novembro, quartas-feiras, das 10h30 às 12h
A partir de imagens de peças do acervo do MCB e de lembranças de objetos domésticos de uso cotidiano, a artista educadora Beth Ziani oferecerá ao público passante noções básicas de bordado. O participante poderá contribuir para a confecção de um grande bordado coletivo ou iniciar um trabalho individual.

Manual de Instruções
09 e 23 de novembro, sextas-feiras, 10h30 às 12h
Oficina de ações performáticas instantâneas ministrada por Suiá Burger Ferlauto. A atividade propõe mapear e compilar os modos reais e imaginários do uso de objetos da casa e sua interação com o corpo. 

Cantando no Chuveiro
09 e 23 de novembro, sextas-feiras, das 15h30 às 17h
Investigação das lembranças e das memórias dos participantes relacionados as suas casas por meio do repertório e da expressão musical. As canções serão gravadas e arquivadas no museu.

Desenho sua casa
30 de novembro, sexta-feira, das 11h às 12h30
A proposta é fazer um desenho da casa do participante a partir de uma descrição afetiva ou de uma fotografia. O original poderá ser levado para casa, e os desenhos serão digitalizados ou fotografados e arquivados no museu.
 
Sente-se quem puder
06 e 27 de novembro, terças-feiras, das 11h às 12h30; 07, 14, 21, 28 de novembro, quartas-feiras, das 10h30 às 12h e 09, 23, 30 de novembro, sextas-feiras, das 11h às 12h30
Cadeiras ícones do design moderno e contemporâneo estarão disponíveis para o público no ponto de ônibus em frente ao Museu da Casa Brasileira.

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – em geral, instituições de ensino e sociais podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.