« VOLTAR

EDUCATIVO MCB | Oficinas na calçada Janeiro


Desde maio de 2016, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, oferece aos transeuntes da Av. Faria Lima atividades gratuitas que levantam questões a partir de suas próprias memórias e experiências, relacionando suas vidas ao principal tema do museu: a casa brasileira e em 2018 não seria diferente.

Conheça abaixo o calendário das oficinas na calçada que serão realizadas em janeiro: 

Desenho sua casa
10 e 24 de janeiro, quartas-feiras, das 10h30 às 12h
Marcos Gorgatti, artista educador do MCB, faz um desenho da casa do participante a partir de uma descrição afetiva ou de uma fotografia. A imagem desenhada poderá ser levada para casa como uma recordação

Casa Bordada
11 de janeiro, quinta-feira, das 13h30 às 15h
A partir de imagens de peças do acervo do MCB, e de lembranças de objetos domésticos de uso cotidiano, a artista educadora Beth Ziani oferecerá ao público passante noções básicas de bordado e aplicação em tecido. O participante poderá contribuir para a confecção de um grande bordado coletivo ou iniciar um trabalho individual. 

As Palavras e as Casas
17 e 31 de janeiro, quartas-feiras, das 10h30 às 12h
A partir de relatos afetivos relacionados ao morar, a equipe de artistas-educadores do MCB vai elaborar transcrições poéticas com maquinas de escrever. Os textos, generosamente datilografados, poderão ser levados pelos participantes. 

> Para participar não é necessário fazer inscrição. Gratuito.

* Programação sujeita a alterações. 

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar para que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas. Visitas em grupos – em geral, instituições de ensino e sociais podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo.