Programação Agosto 2017

31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira – ÚLTIMA SEMANA

Inscrições: até 6 de agosto pelo site www.mcb.org.br
Valor da taxa de inscrição: R$ 85,00
Desconto de 50% para estudantes e 20% para associados ADP, Abedesign, Abimo e assinantes da Revista L+D

O Prêmio Design MCB recebe inscrições para a sua 31º edição nas categorias de produtos – construção, transporte, eletroeletrônicos, iluminação, mobiliário, têxteis e utensílios – e trabalhos escritos. As categorias de produtos serão avaliadas em duas fases por uma comissão julgadora liderada por Marcelo Oliveira, coordenador do curso de Design do Mackenzie; os trabalhos escritos serão avaliados pela comissão liderada por Milene Cara, crítica de arte e design, docente nos programas de pós-graduação e extensão do Istituto Europeo di Design de São Paulo (IED-SP) e do programa de pós-graduação do Centro Universitário Senac. Os trabalhos premiados e selecionados serão exibidos na exposição do 31º Prêmio Design MCB, em cartaz a partir de 11 de novembro. O regulamento está disponível no site mcb.org.br.

Apoio:Apoio: Abedesign, Abimo, Arco Editorial, ADP, Editora Lumière, Editora Senac SP, Editora Zupi, Fedrigoni, Restaurante Santinho e Paralela.


Saiba mais

design na aviação brasileira

Visitação: até 20 de agosto

Com criação de Guto Lacaz, a exposição apresenta a sólida tradição aeronáutica no Brasil, desde o primeiro balão de ar quente do Padre Bartolomeu de Gusmão (1709), passando pelo pioneirismo inventivo de Alberto Santos Dummont, até as iniciativas que antecederam a consolidação da indústria no Brasil com a Embraer. Fotos, projetos e maquetes se unem a peças em tamanho real de importantes aeronaves da história do País.

Realização:MCB
Co-realização:Instituto Embraer
Parceiro institucional:FAB
Patrocínio:ProAC-SP, Goodyear, Saab, United Technologies, Boeing

Saiba mais

Primeiras impressões – O nascimento da cultura impressa e sua influência na criação da imagem do Brasil

Visitação: até 13 de agosto

A exposição apresenta um dos primeiros pilares da iconografia brasileira que surgia no século XVI com os relatos do alemão Hans Staden sobre o “novo mundo”. Textos e gravuras em grandes formatos discutem o complexo amálgama de códigos culturais vigentes que deram origem à criação da imagem do Brasil. A concepção, realização e textos são do designer Gustavo Piqueira.
Realização: MCB e Casa Rex
Apoio: Editora WMF Martins Fontes e BBM Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – USP



Saiba mais

Coleção MCB – novas doações

Após um trabalho de recomposição das peças, o MCB apresenta a requalificação do acervo realizada durante os últimos oito anos de gestão do Museu pela O.S. A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros. Estão em exposição as novas peças recebidas em doação, dialogando com as mesmas tipologias já existentes no acervo. Uma linha do tempo mostra o desenvolvimento da coleção do Museu desde sua origem, e imagens do projeto “Casas do Brasil” ampliam o repertório sobre a diversidade do morar brasileiro.
Realização: MCB

Saiba mais

Painel Oficinas na Calçada

Completando um ano de existência, o projeto Oficinas na Calçada promove interações com os passantes na calçada em frente ao Museu, de forma a ativar esse espaço e criar novos desafios ao público. O painel do Educativo MCB mostra detalhes das oficinas realizadas e os participantes que passaram por elas.
Saiba mais

Itinerância da Linha do tempo do Prêmio Design MCB

Local: FAU USP | Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo/SP
Visitação: 1º de agosto a 3 de setembro

A linha do tempo dos trabalhos premiados desde a primeira edição do Prêmio Design MCB, em 1986, até a trigésima, em 2016, será apresentada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP) em formato de painel expositivo. Criada com base na publicação lançada em celebração das 30 edições do Prêmio, o objetivo é levar ao conhecimento dos estudantes um pouco da história do design brasileiro, contada a partir do recorte do Prêmio Design MCB, o principal e mais antigo do segmento no País. Além disso, espera-se inspirar os estudantes à criação de seus próprios trabalhos.
Realização: MCB
Apoio:FAU USP e Editora Olhares

Saiba mais

Era uma casa muito engraçada

Encontros: 2, 16, 23 e 30 de agosto, quartas-feiras às 19h
Oficinas: 6 de agosto e 10 de setembro, domingos às 14h30
Inscrições gratuitas (vagas limitadas) pelo e-mail agendamento@mcb.org.br ou telefone 11 3026-3913

A educadora Marisa Szpigel organizará um grupo de estudos aberto ao público, desde educadores, artistas, contadores de histórias, até pais e mães e interessados em geral. O objetivo será refletir sobre a relação dos bebês e crianças pequenas com o mundo, com ênfase em como o adulto pode estar atento ao que vem dos bebês e crianças bem pequenas, observando suas singularidades. A partir desse olhar sensível, os encontros contarão com leituras e trocas de experiências sobre o tema, e será criada coletivamente a oficina para os bebês e crianças. O primeiro encontro de agosto continuará com a investigação do tema ‘Corpo e sensações’, iniciada no mês de junho. A oficina resultante destes encontros será realizada no dia 6 de agosto, domingo às 14h30. A partir de 16 de agosto, inicia-se a investigação de um novo tema, ‘Literatura e corpo’, com oficina a ser realizada no dia 10 de setembro.
Saiba mais

A casa estampada

8 e 22 de agosto, terças-feiras às 11h

A artista Monica Schoenacker oferecerá noções básicas de serigrafia ao público passante na calçada do MCB, que poderá estampar peças do acervo do Museu em panos de prato para levar para casa.

Saiba mais

Desenho sua casa

2 e 16 de agosto, quartas-feiras às 10h30

Em uma interação com os transeuntes na calçada em frente ao Museu, artistas-educadores do MCB desenharão a sua casa a partir de uma descrição ou uma fotografia. O original poderá ser levado com o participante, e uma cópia será arquivada no MCB.

Saiba mais

As palavras e as casas

9 e 23 de agosto, quartas-feiras às 10h30

Em uma proposta de interação com os transeuntes, na calçada em frente ao museu, artistas-educadores do MCB irão elaborar transcrições poéticas com máquinas de escrever a partir de relatos afetivos relacionados ao morar. Os textos datilografados poderão ser levados pelos participantes.

Saiba mais

A casa bordada

3 e 17 de agosto, quintas-feiras às 13h30

A partir de imagens de peças do acervo do MCB e de lembranças de objetos domésticos de uso cotidiano, artistas-educadores do MCB oferecerão ao público que passa na calçada do Museu noções básicas de bordado e aplicação em tecido. O participante poderá contribuir para a confecção de um grande bordado coletivo ou iniciar um trabalho individual.

Saiba mais

Que objeto é esse?

10 e 24 de agosto, quintas-feiras às 10h30

Pessoas que passam na calçada em frente ao MCB serão convidadas à oficina de observação, focada em objetos domésticos de uso cotidiano. A orientação é da artista Aline Van Langendonck.

Saiba mais

Experimentando Design

5, 12 e 19 de agosto, sábados às 14h30
Inscrições gratuitas pelo e-mail agendamento@mcb.org.br

A oficina do Educativo MCB em parceria com a Boeing tem com referência a exposição design na aviação brasileira. Na atividade, os participantes aprenderão a criar brinquedos que divertem e ensinam, como modelos de aviões de papel que possam voar por vários metros, um helicóptero que possa voar transportando um poema e um foguete para realizar testes de lançamento.
Saiba mais

Design Weekend

Visita à exposição design na aviação brasileira guiada pelo criador Guto Lacaz
12 de agosto, sábado às 14h – inscrições pelo e-mail agendamento@mcb.org.br

Como parte da programação do Design Weekend, o criador da mostra ‘design na aviação brasileira’, Guto Lacaz, fará uma visita guiada para apresentar as peças e trabalhos expostos, além de contar curiosidades sobre a história da aviação brasileira. O Museu da Casa Brasileira participa da Design Weekend 2017 com uma programação que inclui visita guiada à exposição design a aviação brasileira, oficina educativa e lançamentos da Paralela Gift.

Veja a programação completa

Lançamento de livro Arquitetura Mackenzie 100 Anos | FAU-Mackenzie 70 Anos – Pioneirismo e Atualidade

18 de agosto, sexta-feira às 17h

Editado com a parceria de fomento do CAU/SP, o livro relata as origens e as transformações do centenário do curso de Arquitetura, criado inicialmente junto à Escola de Engenharia Mackenzie, e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU, fundada há 70 anos, primeira faculdade de arquitetura do Estado de São Paulo. O evento inaugura a Semana de Comemorações do Aniversário da FAU-Mackenzie e conta com apresentação de vídeo com depoimentos de professores egressos e bandas formadas pela comunidade acadêmica.

Realização: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Editora Mackenzie, Universidade Presbiteriana Mackenzie e MCB
Patrocínio:FAU USP e Editora Olhares
Apoio:Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - DAFAM
Patrocínio:Cau/BR
Saiba mais

Jornada do Patrimônio

19 e 20 de agosto, sábado e domingo das 10h às 18h – entrada gratuita

Durante os dias 19 e 20 de agosto, a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), realiza a 3ª edição da Jornada do Patrimônio. O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, participa da Jornada abrindo suas portas para visitas gratuitas, no horário das 10h às 18h.

Clique aqui para ver a programação completa.

Arq!Palestra - Metro Arquitetos: a parceria com Paulo Mendes da Rocha

30 de agosto, quarta-feira às 19h30
Inscrições: www.arcoweb.com.br e www.arqbacana.com.br
Valor: 40 reais para profissionais e 20 reais para estudantes

O escritório paulistano Metro Arquitetos desenvolve projetos em diversas áreas, com destaque para centros culturais, museus, projetos expográficos e a parceria com Paulo Mendes da Rocha, principal expoente da arquitetura brasileira e vencedor, dentre outros prêmios, do Pritzker. A próxima edição da Arq!Palestra traz os sócios-titulares da empresa, Martin Corullon, Gustavo Cedroni, Marina Ioshii e Helena Cavalheiro, para falar sobre os trabalhos de destaque e a parceria com Mendes da Rocha.
Realização:MCB, portal ARQ!BACANA e Revista Projeto
Saiba mais

Vento em Madeira – participação especial Mônica Salmaso

Domingo, 6 de agosto às 11h – Gratuito

O quinteto instrumental paulista Vento em Madeira apresenta o seu terceiro trabalho, Arraial, um álbum festivo composto por nove composições instrumentais inéditas. Formado por Léa Freire (flautas), Teco Cardoso (saxofones e flautas), Tiago Costa (piano), Fernando Demarco (contrabaixo acústico) e Edu Ribeiro (Bateria), o grupo faz uma música que dialoga com o popular e o erudito, a improvisação e a música estruturada, além de transitar entre composições camerísticas e das ruas.

Saiba mais

Duofel

Domingo, 13 de agosto às 11h – Gratuito

Com 39 anos de pesquisas, ensaios e shows, o Duofel, formado pelos violonistas Luiz Bueno e Fernando Melo, apresenta uma nova linguagem para o violão ao usar diversos modelos para experimentar timbres diferentes e criar uma música que mescla o erudito e o popular. Tocado em violão clássico, 12 cordas, viola caipira e tenor, o repertório traz a linguagem pop dos Beatles, clássicos da MPB, além de composições próprias.

Saiba mais

Emiliano Sampaio e Mere Big Band

Domingo, 20 de agosto às 11h – Gratuito

Fruto da união de 17 músicos da cena instrumental paulistana, a Mere Big Band, comandada pelo regente Emiliano Sampaio, apresenta o repertório de Tourists, primeiro disco lançado na Europa. O álbum mostra as impressões do velho continente, dedicadas aos destinos percorridos, desde os mais célebres, como Vienna e Paris, até os locais mais inusitados, como Bad Radkersburg e Grozjan.

Saiba mais

Orquestra Instituto GPA

Domingo, 27 de agosto às 11h – Gratuito

Sob regência de Renata Jaffé, o Instituto GPA traz sua Orquestra com uma formação 100% feminina, integrada por alunas do Programa de Música e Orquestra das Unidades de Osasco e Santos. Elas apresentam um repertório com clássicos da música nacional e internacional, como a Ciranda da Bailarina, de Chico Buarque; The Pink Panther, de Henry Mancini; e a Fantasia das Cirandas, de Cláudio Jaffe. A apresentação contará com tradução em libras. Formada por jovens entre 10 e 21 anos selecionados entre os estudantes do Programa de Música, uma iniciativa de inclusão social do Instituto GPA, a Orquestra já contou com a participação de mais de 4.500 crianças, desde 1999.

Saiba mais

TORORÓ –loja do MCB

De terça a domingo, das 10h às 18h – acesso gratuito

Com foco na produção industrial e autoral de design, a loja Tororó tem criação da designer Marisa Ota em parceria com Renato Imbroisi e Eurico Ugaya. Conheça os livros, objetos de decoração, luminárias, almofadas, cerâmica, tecelagem, design em madeira, pinturas, design em papelão, joalheria, design de roupas, acessórios e muitos outros produtos.

Saiba mais

SANTINHO – Restaurante do MCB

Buffet de almoço – de terça a sexta, das 12h às 15h; sábados e domingos, das 12h às 17h

Comandado pela chef Morena Leite, o Santinho serve os sabores da casa brasileira em buffet, pratos à la carte e lanches nos almoços de terça a domingo.

Saiba mais

   
Museu da Casa Brasileira
Organização Social de Cultura
Av. Faria Lima, 2705 | São Paulo | 11 3032 3727
Visite nosso site www.mcb.org.br
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 10,00 - Meia-entrada: R$ 5,00
Gratuito aos sábados, domingos e feriados
Acesso a pessoas com deficiência / bicicletário