Programação Fevereiro 2017

design na aviação brasileira

Abertura: 1º de junho, quinta-feira às 19h30 – entrada gratuita
Visitação: até 20 de agosto

Com criação de Guto Lacaz, a exposição apresenta a sólida tradição aeronáutica no Brasil, desde o primeiro balão de ar quente do Padre Bartolomeu de Gusmão (1709), passando pelo pioneirismo inventivo de Alberto Santos Dummont, até as iniciativas que antecederam a consolidação da indústria no Brasil com a Embraer. Fotos, projetos e maquetes se unem a peças em tamanho real de importantes aeronaves da história do País.

Realização: MCB
Co-realização: Instituto Embraer
Parceiro institucional: FAB
Patrocínio: ProAC-SP, Goodyear, Saab, United Technologies, Boeing


Saiba mais

Primeiras impressões – O nascimento da cultura impressa e sua influência na criação da imagem do Brasil | livro Oito viagens ao Brasil

Abertura e lançamento de livro: 24 de junho, sábado às 14h
Visitação: até 6 de agosto

A exposição apresenta um dos primeiros pilares da iconografia brasileira, vinculada às imagens apresentadas por De Bry na publicação de 1592 “Grandes Viagens”, a partir dos relatos do alemão Hans Staden (séc. XVI). A concepção, realização e textos são do designer Gustavo Piqueira, que estará no mesmo dia lançando o livro que inspirou a exposição. Oito viagens ao Brasil, cujo conteúdo histórico inspirou a exposição.

Realização: MCB e Casa Rex
Apoio: Editora WMF Martins Fontes e BBM Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – USP

Saiba mais

Mostra do Concurso do Cartaz – últimos dias

Visitação: até 11 de junho
Resultado da votação popular: 16 de junho

Pelo segundo ano consecutivo, o MCB organiza a Mostra Concurso do Cartaz. Dos 362 trabalhos recebidos, o júri escolheu 160 peças de destaque para a mostra e votação popular. O cartaz com mais votos será conhecido no dia 16 de junho, e será exibido junto ao cartaz vencedor e outros cinco selecionados pelo júri na exposição do 31º Prêmio Design MCB, em novembro. Com isso, o Prêmio Design MCB reforça seu caráter de apoio à construção da identidade do design nacional, ampliando sua interação com o público e aproximando os visitantes dos temas vocacionais da instituição.
Realização:MCB
Patrocínio:Arco Editorial e Zupi


Saiba mais

Painel Oficinas na Calçada


Completando um ano de existência, o projeto Oficinas na Calçada promove interações com os passantes na calçada em frente ao Museu, de forma a ativar esse espaço e criar novos desafios ao público. O painel do Educativo MCB mostra detalhes das oficinas realizadas e os participantes que passaram por elas.

Saiba mais

Exposição de Bordados

Abertura: 27 de junho

Desde 2016, funcionários do MCB e professores das escolas parceiras participaram de diversas oficinas de bordado, orientados pela artista-educadora Beth Ziani. A força desse trabalho extrapolou os limites do museu e ganhou as ruas, onde o público passante é convidado a bordar objetos de uso cotidiano relacionados às suas casas e às suas vidas, na atividade ‘A casa bordada’. Os trabalhos executados podem ser vistos neste painel expositivo.
Saiba mais

Coleção MCB – novas doações


Após um trabalho de recomposição das peças, o MCB apresenta a requalificação do acervo realizada durante os últimos oito anos de gestão do Museu pela O.S. A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros. Estão em exposição as novas peças recebidas em doação, dialogando com as mesmas tipologias já existentes no acervo. Uma linha do tempo mostra o desenvolvimento da coleção do Museu desde sua origem, e imagens do projeto “Casas do Brasil” ampliam o repertório sobre a diversidade do morar brasileiro.
Saiba mais

Itinerância
Linha do tempo do Prêmio Design MCB

Centro Universitário Senac – Santo Amaro | Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro
Visitação: até 24 de junho

A linha do tempo de todos os trabalhos premiados desde a primeira edição do Prêmio Design MCB, em 1986, está no Centro Universitário Senac - Santo Amaro, em formato de painel expositivo. Criada a partir do livro lançado em celebração às 30 edições da premiação, feito em parceria com a Editora Olhares, a itinerância dessa exposição busca levar ao conhecimento dos estudantes um pouco da história do design brasileiro, contada a partir do recorte do Prêmio Design MCB, o principal e mais antigo do segmento no País.
Realização:MCB
Apoio: Centro Universitário Senac – Santo Amaro e Editora Olhares

Saiba mais

Objetos Voadores Identificados – O.V.I.

Sempre junto às oficinas na calçada do Educativo MCB

A oficina tem com referência a exposição design na aviação brasileira. Na atividade, serão confeccionados objetos voadores com diferentes técnicas e materiais.

Saiba mais

A casa estampada

6 e 20 de junho, terças-feiras às 12h

A artista Monica Schoenacker oferece noções básicas de serigrafia ao público passante na calçada do MCB, que pode estampar peças do acervo do Museu em panos de prato para levar para casa.

Saiba mais

Desenho sua casa

28 de junho, quarta-feira às 10h30

Em uma interação com os transeuntes na calçada em frente ao Museu, artistas-educadores do MCB desenham a sua casa a partir de uma descrição ou uma fotografia. O original pode ser levado com o participante, e uma cópia é arquivada no MCB.

Saiba mais

A casa bordada

1º e 29 de junho, quintas-feiras às 13h

A partir de imagens de peças do acervo do MCB e de lembranças de objetos domésticos de uso cotidiano, artistas educadores do MCB oferecem ao público que passa na calçada do Museu noções básicas de bordado e aplicação em tecido. O participante poderá contribuir para a confecção de um grande bordado coletivo ou iniciar um trabalho individual.

Saiba mais

Que objeto é esse?

8 e 22 de junho, quintas-feiras às 10h30

A atividade na calçada do museu chama as pessoas que passam pela frente do MCB à oficina de observação de objetos domésticos de uso cotidiano, com orientação da artista Aline Van Langendonck.

Saiba mais

As palavras e as casas

30 de junho, sexta-feira às 10h30

Em uma proposta de interação com os transeuntes, na calçada em frente ao museu, artistas-educadores do MCB elaboram transcrições poéticas com máquinas de escrever a partir de relatos afetivos relacionados ao morar. Os textos datilografados podem ser levados pelos participantes.

Saiba mais

Era uma casa muito engraçada

Encontros: 14 e 21 de junho, quartas-feiras às 19h
Inscrições gratuitas pelo e-mail agendamento@mcb.org.br ou telefone 11 3026-3913

A educadora Marisa Szpigel organiza um grupo de estudos aberto ao público, desde educadores, artistas, contadores de histórias, até pais e mães e interessados em geral. O objetivo é refletir sobre a relação dos bebês e crianças pequenas com o mundo, com ênfase em como o adulto pode estar atento ao que vem dos bebês e crianças bem pequenas, observando suas singularidades. A partir desse olhar sensível, os encontros trabalham leituras e trocas de experiências sobre o tema, e vai sendo criada coletivamente a oficina para os bebês e crianças. No mês de junho o tema de investigação será “Corpo e sensações”.
Saiba mais

Arq!Palestra – ’FGMF: 15 anos de arquitetura contemporânea’

28 de junho, quarta-feira às 19h30
Inscrições: www.arcoweb.com.br e www.arqbacana.com.br

O premiado escritório FGMF Arquitetos, de Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, comemorou em 2016 quinze anos de trajetória do escritório, revistos em livros, matérias e exposições. Este bate-papo com os arquitetos fala sobre a trajetória, os processos de investigação de materiais, e os prêmios recebidos ao longo desta década e meia que os tornaram relevantes no cenário nacional e internacional.

Realização: MCB, portal ARQ!BACANA e Revista Projeto
Saiba mais

31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

Inscrições: 20 de junho a 6 de agosto pelo site www.mcb.org.br
Valor da taxa de inscrição: R$ 85,00

A partir de 20 de junho, o Prêmio Design MCB recebe inscrições para a sua 31º edição nas categorias de produtos – construção, transporte, eletroeletrônicos, iluminação, mobiliário, têxteis e utensílios – e trabalhos escritos. As categorias de produtos serão avaliadas em duas fases por uma comissão julgadora coordenada por Marcelo Oliveira, coordenador do curso de Design do Mackenzie; os trabalhos escritos serão avaliados pela comissão liderada por Milene Cara. Os trabalhos premiados e selecionados serão exibidos na exposição do 31º Prêmio Design MCB, em cartaz a partir de 11 de novembro. O regulamento estará disponível no site mcb.org.br a partir de 13 de junho.

Apoio: Arco Editorial, Zupi e ADP
Saiba mais

Camará e Saracuteia Fulô

Domingo, 4 de junho às 11h – Gratuito

A música popular brasileira rege o encontro musical dos grupos Camará e Saracuteia Fulô. Formado por Victor Cremasco (voz) e Raphael Amoroso (violão), o Camará apresenta canções de seus dois álbuns, que trazem influências do samba, bossa nova e outras vertentes da música brasileira. A dupla vem acompanhada por Roberto Federicci (sanfona e teclados), Ruiz Mattos (bateria) e Jorginho da Silva (contrabaixo). Já Ana de Mag, Jessica Dias e Babi Pacini formam o Saracuteia Fulô. Revezando-se nas vozes e percussão, elas apresentam canções autorais e do compositor Pedro Ribeirão.

Saiba mais

Quartier Latin

Domingo, 11 de junho às 11h – Gratuito

No repertório do grupo franco-brasileiro, clássicos de Edith Piaf, Jacques Brel e Serge Gainsbourg se encontram com sonoridades mais contemporâneas de Paris, como Zaz, Bem l’Oncle Soule e Stromae, em arranjos com tempero latino. Enquanto isso, o forró de Dominguinhos e o samba-rock de Simonal se juntam a versões francesas de Chico Buarque e Mutantes. O grupo é formado por Julia King (voz), Daniel Doctors (contrabaixo e ukulele), Rodrigo Scarcello (teclado e acordeom) e Camilo Zorilla (voz e bateria).

Saiba mais

Sexteto Serau

Domingo, 18 de junho às 11h – Gratuito

O grupo de músicos paulistanos apresenta um recorte sobre a obra de Tom Jobim. O repertório passa por suas primeiras composições, chegando à bossa nova e obras temáticas sobre a natureza, incluindo clássicos como ‘A Felicidade’, ‘Água de beber’ e ‘Dindi’. Formado por Alê Cortina (bateria), Davi Martin (baixo acústico), Luciano Ruas (piano), Lucila Ferrini (flautas), Zafe Costa (clarinete, clarone e sax alto) e Paulo Serau (violão, arranjos e direção musical).

Saiba mais

Quinta Essentia

Domingo, 25 de junho às 11h – Gratuito

Formado por Gustavo de Francisco, Renata Pereira, Vinícius Chiaroni e Erick Fernandez, o quarteto Quinta Essentia apresenta a música como linguagem e forma de expressão utilizando um único instrumento: a flauta doce. Com este objeto musical, eles unem o simples, o musical e o virtuoso ao apresentarem composições de J. S. Bach, Heitor Villa-Lobos, César Guerra Peixe e Daniel Wolff.

Saiba mais

   
Museu da Casa Brasileira
Organização Social de Cultura
Av. Faria Lima, 2705 | São Paulo | 11 3032 3727
Visite nosso site www.mcb.org.br
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 8,00 - Meia-entrada: R$ 4,00
Gratuito aos sábados, domingos e feriados
Acesso a pessoas com deficiência / bicicletário